segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ENEM 2012- Filosofia: Comentada e Respondida

No que diz respeito a prova como um todo, foi muito bem elaborada e sendo bastante abrangente, abarcando vários períodos, épocas e regiões. No que compete à Filosofia, os pensamentos políticas foram muito presentes, apareceram também questões clássicas. Os textos bem selecionados foram percebidos em peso nessa edição do exame. A filosofia sempre com uma linguagem mais sofisticada, um vocabulário mais técnico e conceitual como é próprio da disciplina pode ter sido um obstáculo a mais para alguns candidatos. Embora uma leitura atenciosa por parte do candidato seria suficiente para uma boa correspondência entre pergunta e resposta, ainda que algumas questões mostrassem claramente que o candidato devesse completar as informações da prova com um conhecimento mais amplo, claro, o que é próprio do perfil do ENEM. Que tem como uma de suas proposta por fim a decoreba de fatos e memorização de formulas.

A questão sobre Habermas foi de um nível razoável para alunos do ensino médio, embora eu ache que muitos, e com isso quero dizer a grande maioria dos candidatos (principalmente da rede publica) devem ter sentido certa dificuldade em resolve-la. É importante que os elaboradores do ENEM saiba distinguir melhor a Filosofia acadêmica da filosofia do ensino médio, afim de criar um conteúdo mais especifico e apropriado para os candidatos.

A filosofia passou integrar ao cotidiano nos alunos brasileiro no ensino médio ha pouco tempo, então volto a dizer é importante que os elaboradores do exame criem um perfil, delimitem mais as problemáticas e questões, uma fez que a filosofia por si só é talvez a disciplina mais abrangente da grade de ensino, e o tempo de aula de seu ensino é muito pouco para se trabalhar tantas épocas, teorias, personagens e obras.

Temas relevantes da atualidade, sejam a nível nacional ou mundial, foram abordados pela questões filosóficas  girando em torno questões politicas ou éticas.

Questões de Filosofia do ENEM 2012, Resposta e Comentário.



Questão: É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade politica não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem  não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.
MONTESQUIEU. Do Espirito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1997 (adaptado).

A) ao status de cidadania que o individuo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
B) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidades às leis.
C) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
D) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
E) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.

Comentário: Montesquieu (1689-1755) foi um político, filósofo e escritor francês. Reconhecido pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, sobre tudo na Europa. Essa questão faz uma ligeira referencia as ideias do Iluminismo. É acerca da forma de como os cidadãos são condicionados conforme as leis do Estado pelo ideal de liberdade. Saiba mais: O Espírito das Leis.

Questão:



Na França, o rei Luís XVI teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégicas que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demostra:

A) a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
B) a unidade entre o publico e o privado, pois a figura do rei coma vestimenta real representa o publico e sem a vestimenta, o privado.
C) o vinculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do publico a figura de um rei despretensioso e distante do poder politico.
D) o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
E) a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo politico adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

Comentário: Não só é a resposta mais completa em relação aos elementos da charge como a vaga referencia ao Absolutismo na França do séc.XVIII lembra que os monarcas buscavam passar uma imagem de si mesmo não apenas de poder e riqueza, mas também de divindade utilizando de artifícios simbólicos.
Saiba mais: Luís XVI da França (1774-1791).

Questão: Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seus entendimentos sem a direção de outro individuo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade e se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem, Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes,1984 (adaptado).

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa:

A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
B) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
C) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
D) a compreensão de verdade religiosas que libertam o homem da sua falta de entendimento.
E) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.

Comentário: o conceito de Esclarecimento (em alemão Aufklärung) criado por Immanuel Kant (1724-1804) filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da Era Moderna; é um sinônimo do período Iluminista em sintonia com a Modernidade, que tinha como característica a super valorização da Razão e das Ciências.

Questão: Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimonio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúdes apenas o autoentendimento ético-politico de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos  Por causa de tais regras de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A Inclusão do Outro: estudos de teoria politica. São Paulo. 2002.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:

A) a secessão, pela qual a minoria discriminada obter a igualdade de direitos na condição  de suas concentração espacial, num tipo de independência nacional.
B) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura politica nacional.
C) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de o discurso de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
D) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem a vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da politica nacional.
E) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem politica ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena politica a ser compartilhada.

Comentário: Essa talvez seja a questão mais contextualizadas e avançada no que diz respeito a Filosofia no ENEM desse ano. O multiculturalismo e o valor do discurso no pensamento de Jürgen Habermas (1929) filósofo e sociólogo alemão membro da Escola de Frankfurt, que até o presente momento continua muito profícuo, publicando novos trabalhos a cada ano. Frequentemente participa de debates e atua em jornais, como cronista político; estão muito bem apresentados nessa questão.

Questão:
Texto I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provem de suas descendências. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os eventos são ar condensados. As nuvens formam-se a partir do ar pro filtragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo, transforma-se em pedras.
BAURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).
Texto II
Brasílio Magno, filósofo medieval, escreveu: "Deus, como criador de todas as coisas, esta no principio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos  como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha."
GILSON, E.; BOEHNER, P. Historia da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes  filósofo grego antigo, e de Brasílio, filosofo medieval, tem em comum na sua  fundamentação teorias que:

A) eram baseadas nas ciências da natureza.
B) refutavam as teorias de filósofos da religião.
C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
D) postulavam um principio originário para o mundo.
E) defendiam que Deus é o principio de todas as coisas.

Comentário: Essa por sua vez me pareceu a mais fácil dentre as questões de Filosofia. A busca pelo arché foi uma das primeiras investigações trabalhadas pelo homem, até hoje ela continua.

Questão: 
Texto I
Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
DESCARTES, R. Meditações Metafisicas. São Paulo: Abril Cultura, 1979.
Texto II
Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisamos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo, Unesp, 2004 (adaptado).

Nos textos, ambos os autores se posicionaram sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume.

A) defendem os sentidos como critério originário para considerar um conhecimento legitimo.
B) entendem que é desnecessário suspeitar do significado de uma ideia na reflexão filosófica e critica.
C) são legitimas representantes do criticismo quanto à gênese do conhecimento.
D) concordam que conhecimento humano é impossível em relação as ideias e aos sentidos.
E) atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.

Comentário: Uma bem elaborada questão na área de epistemologia, com nível de dificuldade adequado e bem distinta sobre as posturas filosóficas de Descartes (racionalista) e Hume (ceticista).

Questão: Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais não escapam inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe, Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vinculo entre o seu pensamento politico e humanismo renascentista ao:

A) valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidos do seu tempo.
B) rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
C) afirmar a confiança na razão autonomia como fundamento da ação humana.
D) romper com a tradição que valoriza o passado como fonte de aprendizagem.
E) redefinir a ação politica com base na unidade entre fé e razão.

Comentário: Essa questão mostra claramente o desprendimento de Maquiavel com conceitos medievais de seu tempo. Ao contrario do que todos pensam, Maquiavel não era maquiavélico, o que ele fez o analisar filosoficamente o cotidiano politico de sua época.

Questão: Para Platão, o que havia de verdade em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formavam-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz referencia à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C). De acordo com o texto como Platão se situação de ante dessa relação?

A) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B) Privilegiando os sentidos e subordinado o conhecimento a eles.
C) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

Comentário: Essa questão assim como a de Descartes e Hume é uma questão clássica da filosofia, o embate entre sentidos e razão. Muito bem elaborada a questão, sem dificuldade extra para o candidato.



Em breve estarei postando o vídeo. Fiquem atentos.

6 comentários:

  1. gostei muito do post, parabéns!

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    1. Obrigado, tento colocar apenas postagens relevantes.
      Volte sempre, estou sempre atualizando o blog.

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  2. Cara sou professor de filosofia no Estado de São Paulo.
    Fico impressionado ao ver essas questôes, parecem estar totalmente fora
    do curriculum ensinado no ensino médio. Muito complexa, não acha?

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    1. Olá,
      Bem meu caro colega, de certa forma você está certo. Inclusive eu mesmo já publiquei um artigo como a disciplina é encarada pelo MEC. Contudo, o MEC "dá" liberdade para a criação dos currículos escolares, mas não delimita nenhum paramento claro quando o conteúdo, apenas "elucidam" alguns tópicos e temas para serem trabalhados.
      Concordo que assim fica muito difícil preparar um aluno para uma prova dessa categoria.

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  3. Obrigado pelo excelente trabalho. Estou apropriando-me do seu material para lecionar algumas aulas (cursinhos e isolados). Sou carioca, mas vivo há muitos anos na linda cidade de Natal-RN, por aqui leciono. Também sou bloqueio: ZN-FILOSÓFICA (pensamentos de forma geral) e SAMBA SOBRE AS DUNAS (sobre samba e alguns eventos locais). Apareça quando puder. Quanto a mim, certamente, voltarei mais vezes. Claudio Fernando Ramos Cacau ":¬)

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    1. Olá Claudio, obrigado pelas palavras. Estou sempre elaborando e reelaborando materiais e propostas filosóficas pra sala de aula. Fique a vontade para usar o material, mas se for repostar ou usar em blog peço só que faça a referencia do meu blog como fonte. Estarei visitando o ZN-Filosófica. Obrigado, abraço e até mais!

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Obrigado, volte sempre!