Calendário de Leitor

Ainda postando a respeito do Dia Nacional do Leitor procurei um calendário que fosse exclusivo para leitores e advinha só. ENCONTREI!  ^^

Confira o calendário completo com algumas informações curiosas.


7 de janeiro - Dia do Leitor. A data foi criada pelo diário O Povo, de Fortaleza (CE), que também foi criado nesta data em 1928, e já é comemorada em todo o país. O 7 seria uma referência simbólica aos sete dias da semana em que o leitor estaria acompanhando um jornal.

8 de janeiro - Dia Mundial da Literatura.

7 de fevereiro - Dia do Gráfico.

2 de março - Dia Mundial do Livro. Comemorado somente na Inglaterra e Irlanda, no restante do mundo é o dia 23 de abril.

12 de março - Dia do Bibliotecário.

14 de março - Dia Nacional da Poesia. Em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta Castro Alves (1847).

14 de março - Dia do Vendedor de Livros. (Deus os abençoem)

20 de março - Dia do Contador de Histórias.

21 de março - Dia Mundial da Poesia. Criado pela Unesco para o incentivo e desenvolvimento da poesia regional, nacional e internacional.

25 de março - Dia de Ler Tolkien.  Data comemorativa instituída pela Tolkien Society, da Inglaterra, em 2003, convidando todas as pessoas para desfrutar as obras de J.R.R. Tolkien. A data marca a Queda de Sauron e o fim da Guerra do Anel.

28 de março - Dia do Diagramador.

28 de março - Dia do Revisor.

02 de abril - Dia Mundial da Literatura Infanto-juvenil. Comemora-se em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Anderson (1805-1875), considerado um dos maiores escritores infantis, e que publicou os livros “A Rainha das Neves”, “A Sereiazinha”, “O Patinho Feio”, entre outros.

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil.  A data foi criada em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor e editor Monteiro Lobato (1882), considerado o pai da literatura infantil no Brasil. Monteiro Lobato foi o primeiro autor brasileiro de literatura infantil, já que todos os livros infantis até aquele ponto eram traduzidos de outras línguas.

23 de abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Instituído pela Unesco em 1996, a escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, teriam nascido ou morrido nesta data. 

01 de maio - Dia da Literatura Brasileira. Lembrada em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor José de Alencar.

10 de junho - Dia da Língua Portuguesa.

21 de junho - Dia do Intelectual.

20 a 28 de Julho - Semana do Livro Nacional. Criada em 2013 para divulgar e promover autores e livros contemporâneos nacionais, com eventos em diversas cidades do país. Também são feitos vários descontos e promoções.

25 de julho - Dia Nacional do Escritor.

30 de setembro - Dia Internacional da Tradução e do Tradutor. Celebra-se no dia em que faleceu, em 419 ou 420, São Jerónimo, conhecido como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim (a Vulgata), considerado tradicionalmente o santo padroeiro dos tradutores. A ideia de uma comemoração oficial foi proposta em 1991 pela Federação Internacional de Tradutores (FIT), e tem como objetivo mostrar a solidariedade da comunidade de tradutores em todo o mundo num esforço para promover internacionalmente a sua profissão.

13 de outubro - Dia Mundial do Escritor. (Deus os abençoem ainda mais rsrs)

20 de outubro - Dia Nacional do Poeta. Criado pelo Decreto-Lei nº. 66, de 1978, pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

29 de outubro - Dia Nacional do Livro. Escolhido em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, ocorrida em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.

31 de outubro - Dia D, homenagem a Carlos Drummond de Andrade.

Nos outro dias do anos só o temos de fazer é cumprir nossa meta de leitura. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates