Bienal CE - Veredito!

A Bienal do Livro do Ceará tá boa mesmo? É muita coisa junta de uma vez? Tem livro baratinho? Confira um raio-x completo da Bienal do Livro em Fortaleza (que já está quase se despedindo).

Como prometido, eis uma postagem completa sobre a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. embarcando num ônibus do IFCE em Acaraú junto com o grupo literário Café com Letras que rendeu aos papos e muita descontração durante o trajeto pelo litoral oeste do Estado.

Entrando na Cidade Literária, vem comigo.
Após quatro horas de viagem chegamos ao Centro de Eventos do Ceará, local onde acontece a Bienal. Fomos recebidos por uma equipe que controla e organiza a chegada dos ônibus no Centro. A grande estrutura de cerca de vinte metros de altura por trinta de cumprimento recebe os visitante antes de adentrarem no saguão principal.

Umas das portas de acesso entre Salão Pecém e Saguão de Entrada.
O saguão é uma área aberta e livre para circulação onde se encontra terminais de impressa, apoio da bienal e a maravilhosa Praça do Cordel. Aqui você encontrará a maestria dos cordelistas, poetas, repentistas, trovadores e artesões. Figuras consagradas e anonimas da literatura cordelista de todo o Nordeste se encontram aqui encantando e entretendo os visitantes com sua arte. Não deixe de sair daqui sem levar um cordel de recordação.

Uma pessoa super simpática que conheci na bienal esse ano.
Entrando no Salão do Pecém você deslumbra a Cidade Literária, composta por 1 planetário, 3 kiosk de artesanato, 5 pracinhas de alimentação, 6 praças de encontro, 7 grandes áreas de descanso (que você vai usar muito), 110 stands, 350 editoras e pilhas e pilhas de livros pra fazer você enlouquecer. A cada hora acontece alguma apresentação ou conferência em umas das Praças de Encontro espalhadas pelo Cidade Literária.


Exposição cultural da Nova Acrópole. Amei, sensacional.

Pegando o rumo do andar superior se encontram as salas de conferência onde atrações do mais variados gostos e vertentes acontecem simultaneamente, só para ter uma vaga noção em apenas uma hora pude conferir um pouco de: batalha de robôs e apresentação de drones (sala da robótica), apresentação teatral sobre a linguagem do corpo, técnicas de desenho e ilustração para livros infantis, debate entre os universos da Marvel e da DC, apresentação de ventriloquismo, a maleta de Newt Scamander (ambientalização do filme do mundo de Harry Potter), sala de jogos de tabuleiros, mesas de RPGs, desfile de cosplayer, e como se não fosse o bastante ainda tem o lançamento de dezenas de livros onde você pode conversar um pouco com os autores e ganhar exemplares autografados.

O Obscuros era tão real que prendia a atenção da gente.

Indo para o último andar os visitantes terão um leque de conferencias escolher assistir, tive a oportunidade de participar de uma das muitas com transmissão simultânea pela estações de rádio e TV da cidade além de canais online no YouTube e no Facebook. Fica difícil escolher qual atração acompanhar pela variedade de temas tão abrangentes.

Os únicos pontos negativos que encontrei nesse tour pela Bienal foi o III Salão do Professor, muito mal aproveitado e deixando a desejar quanto o atendimento e prestação de serviço. O que é realmente lastimável tendo em vista a importância que a profissão tem para formar novos leitores. Realmente deixou a desejar, que serva a crítica de lição para a próxima bienal ter o Salão do Professor mais em conta ao professor que apenas um pontinho na bienal pra fazer a média com o público."

Resumindo



É mais do que recomendado não perder a chance de visitar esse evento colossal e prestigiar os artistas e escritores convidados que recompensam os visitantes com talento, simplicidade e maestria. #VemPraBienalCE

Se você também foi a Bienal do Livro do Ceará esse ano deixe aqui seu comentário e compartilhe sua opinião, fique a vontade para deixar elogios, críticas e sugestões. Abraço e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita. Confira outros posts sobre este assunto. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Um Fílosofo na Web no Facebook e siga no Twitter ou Instagram. Obrigado!

INSTAGRAM FEED

@soratemplates